terça-feira, 30 de junho de 2009

Será que um Jovem pode ser Íntimo de Deus?


Muitos de nós, jovens, gostaríamos de ser íntimos do Senhor e andar em Sua presença a ponto de sonhar os Seus sonhos, pensar Seus pensamentos e ser mais parecidos com Ele.Porém, basta passarmos uma semana onde conseguimos orar mais e ler mais a Bíblia, nós já nos achamos os “espirituais”. Recebemos revelações, temos sonhos, trazemos palavras proféticas para nossos amigos e achamos que resolvemos nossos problemas espirituais e pecados ocultos. A semana acaba e você diz: “Finalmente consegui ler a Bíblia todos os dias, orei todos os dias. Estou me sentindo outra pessoa!” Que bom que você conseguiu, mas este é apenas o início.
Se você é daqueles que desejam muito a intimidade com Deus e a busca diariamente, saiba que isto realmente agrada o coração de Deus, por menos que você conheça a Sua Palavra ou seja novo na fé. A Bíblia fala que Deus não rejeita um coração contrito e sincero (Sl 51:17). Quanto mais buscarmos Sua face, Sua presença, Sua Palavra, Seus mandamentos e os guardamos no coração, mais conseguiremos viver de acordo com Sua vontade e sermos mais parecidos com Ele.Porém, a intimidade com o Senhor não é alcançada da noite para o dia ou, para contextualizar melhor, de um acampamento para outro (ou Conferência). A intimidade exige atos de disciplina, que envolvem muita seriedade, renúncia e provas dificílimas, onde você mesmo descobrirá se o que você quer mesmo é a intimidade com o Senhor. Por isso, se você decidir que quer ser íntimo do Senhor, acostume-se com esta palavra: renúncia.Para um jovem, isso é muito difícil! Como diz o Pr. Marcelo, nós vivemos na época do imediatismo, queremos as coisas de um dia para o outro. Decidimos fazer algo agora, queremos seus resultados agora. O relacionamento com Deus não é assim.A primeira coisa que devemos identificar em nós mesmos quando O buscamos mais é quão pequenos e pecadores somos. Percebemos que somos totalmente dependentes de Sua misericórdia renovada a cada dia em nossas vidas. Então, se você se sente cada dia mais necessitado de Deus e o teme mais e mais, você está no caminho certo.Lembram-se do exemplo do Pr. Sérgio (acampamento de Páscoa), do quarto que estava escuro, acendia-se uma luz e toda a sujeira vinha à tona? À medida que nos aproximamos mais e mais de Deus, o nosso “quarto” (nosso coração, mente e corpo) é mais iluminado pelo Senhor e isto faz com que nós venhamos a enxergar tudo o que está sujo. E se nós queremos de fato agradar ao Senhor, nós teremos nojo do pecado que vemos em nós e fugiremos na próxima tentação que sofrermos. Conforme o Senhor nos enche com Seu Espírito Santo, através do nosso relacionamento com Ele, Ele nos capacita a vencermos as tentações, porque se nós tentarmos por nós mesmos, até com a melhor das intenções, não seremos capazes – e isto pode nos afastar Dele.
Nos parágrafos a seguir, teremos a sugestão de quatro atos de disciplina para buscarmos cada vez mais e mais a intimidade com o Senhor. Elas foram retiradas do livro “Intimidade com o Todo-Poderoso, de Charles Swindoll. (tudo, portanto, que aparecer em itálico neste texto, são palavras do próprio autor)1. Simplicidade 2. Silencio 3. Solitude (cultivar a serenidade) 4. Renúncia Quais tipos de decisões devem ser tomadas para que estes atos sejam executados por nós?1. Simplicidade.
Aqui, devemos somente buscar a simplicidade na nossa rotina diária, sem complicar tudo e reorganizar o nosso mundo particular e o nosso dia-a-dia. Encontrar descanso. Separarmos um tempo todos os dias para pensarmos nas coisas de Deus, em Sua pessoa, em Seu caráter, em Sua presença. O nosso mundo é complicado e apressado. Para que esta reorganização aconteça, pode ser necessária a mudança de hábitos e prioridades. Devemos aquietar nosso ritmo, e isso ninguém pode fazer por nós.... “Deus nos fez simples e direitos, mas nós complicamos tudo.” Eclesiastes 7:29 (Tradução Linguagem de Hoje)
2. Silêncio.
“Aquietai-vos e sabei que Eu sou o Deus” (Salmo 46:10). Pare para pensar neste versículo por um minuto apenas – que rica e forte é esta Palavra! Existem outras versões que a deixam ainda mais desafiadora: “Parem de lutar e fiquem sabendo que Eu sou o Deus” (TLH). Eugene Peterson, em seu livro “The Message” parafraseia este versículo: “Caia fora da agitação! Contemple-me com amor, durante um longo tempo, a mim que sou o Seu Deus das Alturas, acima da política, acima de qualquer coisa.” A ordem aqui é PARAR TUDO ! O silêncio é indispensável se quisermos alcançar profundidade em nossa vida espiritual. Muitos de nós têm o costume de orar enquanto andam nas ruas ou dirigem seus carros. Isto não é errado, mas com certeza não substituem o momento de silêncio na Presença de Deus. Na rua há barulho, distração, bagunça, buzinas, xingamentos, ladrões e tudo mais! Não dúvida de que a vida na cidade moderna nos torna mais insensíveis com relação a tudo.
3. Solitude.
Nós nos ocupamos demais com coisas, compromissos, lugares para ir, pessoas para visitar, tarefas a fazer. À medida que nos ocupamos em demasiado, nos tornamos cada vez mais vazios. Por isso são necessários momentos de solitude. O momento de solitude, ou de estarmos sós, faz com que vejamos tudo de maneira diferente. É como se subíssemos em um prédio de 50 andares e olhássemos tudo de lá de cima. Com certeza a vista é diferente e assustadora, mas toda a confusão e o barulho do dia-a-dia são logo detectados e é possível perceber o quanto nós corremos “atrás do vento”! Além disso, a nossa perspectiva com relação a nós mesmos e a Deus começa a se tornam mais verdadeira. A transformação da alma acontece quando a serenidade toma o lugar da ansiedade. Deus sonda os nossos pensamentos e abre os nossos olhos para tudo o que necessita de atenção. É preciso coragem!
4. Renúncia.
Se você gostou de tudo até agora, mas não quer renunciar nada, então nem adianta tentar começar. Não existe intimidade com Deus sem renúncia. Veja alguns fatores que devemos renunciar, segundo o autor:Renuncie o seu futuro: “Não dá! Já tomei minhas decisões. Eu abro mão de muitas coisas, mas não do meu futuro!” Renuncie a sua vontade: “Eu não! Eu não me rendo a ninguém – eu sou dono do meu nariz e quem manda em mim sou eu. Eu me amo e me valorizo, não vou abrir mão das minhas vontades.” Renuncie o seu companheiro: “Imagine! Ele (a) é a minha vida!
Como o Senhor pode me pedir uma coisa dessa, ainda diz que me ama!”Veja a oração de uma pessoa que ainda não conseguiu se render totalmente a Deus, extraída do livro: “Quando Tu queres me guiar, eu é que controlo. Quando Tu queres ser soberano, eu é que dirijo minha vida. Quando Tu queres tomar conta de mim, eu me basto. Quando eu deveria depender de Tuas provisões, eu me supro. Quando eu deveria me submeter à Tua providência, eu faço a minha vontade. Eu critico e corrijo as Tuas leis, para se adequarem a mim. Em vez de a Ti, eu busco a aprovação dos homens, eu sou por natureza um idólatra. Senhor, o que eu mais quero é levar o meu coração de volta para Ti.” Arthur Bennett (The Valley of Vision).Devemos deixar de lutar contra a vontade de Deus e nos entregarmos totalmente a Ele. Não existe nada melhor do que isso! Quando falamos em renúncia, isto não quer dizer que automaticamente você perderá tudo o que renunciou, mas isso significa que você considera, a partir de então, Deus muito mais importante do que todas estas coisas, a ponto de que, se você perdê-las, você ainda terá o seu maior tesouro – Aquele que pode supri-las e é Senhor de sua vida – Jesus! Significa que você está entregando o trono de sua vida a Ele e entregando o seu caminho a Ele, para que o mais Ele faça (Sl 37:5). Você está tirando as mãos da rédea de sua vida e a entregando ao Senhor.
Sob o Seu controle, nada ficará fora de controle, pois Ele é totalmente fiel.Busquemos mais e mais a Presença de Deus, Sua face e a Intimidade com o Todo-Poderoso. Tentemos colocar em prática estes quatro atos de disciplina em nossas vidas e é claro, buscarmos de todo o nosso coração (Jr 29:13).Mas lembrem-se sempre: não existe um patamar final de intimidade com Deus, ou seja, você nunca poderá dizer: “Ah, agora sim estou íntimo de Deus. Para mim já é o suficiente!”.Sempre há algo mais a conhecer, a descobrir, a viver. Quantos mistérios temos a desvendar! Vivamos com temor, humildade e paixão a aventura preciosa de buscar a intimidade com o Senhor!Que Deus abençoe todos vocês e lhes dê força e coragem para buscá-Lo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário